Protocolo de comunicações norte-coreano revelado

Por Krokodyl – Fotografia própria, CC BY 3.0, Hiperligação

O aumento da atividade, em anos recentes, das comunicações em onda curta associadas à Coreia do Norte não passou despercebido aos elementos do Priyom.

Em nota publicada no início do mês, foi divulgado que já terão tido sucesso em “desmontar” o esquema de modulação FSK de um dos modems utilizados em comunicações entre embaixadas e outras entidades norte-coreanas.

O interesse pelas comunicações norte-coreanas alargou-se à rede que este país mantém com as suas embaixadas e rapidamente se descobriu que o “modem”, denominado DPRK-ARQ, apesar de aparentar alguma simplicidade, escondia um esquema de modulação sofisticado e capaz de transmitir mensagens de diversa natureza.

O processo, com informação adicional de horários e mapeamento da rede, está descrito em detalhe na página do grupo e pode ser acedido aqui (em inglês).

Esta já não é a primeira vez que o Priyom consegue um feito de engenharia reversa desta natureza. Em 2014, conseguiram descodificar o esquema de transmissão de dados da “secreta” polaca, denominada POL-FSK e, mais recentemente, o modem russo F06.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.