Novo SDR Console V3 disponível

Depois de uns longos três anos em desenvolvimento, já temos nova versão do SDR Console recheada de novidades e melhorias a praticamente todos os níveis.

Simon Brown, radio amador G4ELI e programador deste projeto, anunciou recentemente a disponibilidade da primeira versão “beta” V3 do popular programa de controlo de SDR.

V3 beta 1 Console

Por debaixo da interface GUI mais polida, o SDR Console disponibiliza um vasto leque de opções ao seu utilizador. Em adição do suporte de dezenas de recetores, como Airspy, Funcube, SDRplay e muitos mais, o programa permite o controlo externo de transcetores, ligação I/Q com o popular descodificador CW Skimmer e “tracking” da satélites, completo com suporte de controlo de rádios e rotores.

O autor do programa destaca melhorias no rendimento e utilização do CPU graças à adoção de aceleração de gráficos via DirectX, implementação de WASAPI áudio para reduzir latência, possibilidade de ter até 24 recetores/vfo ativos e a reintrodução acesso via rede.

3vfo
Exemplo de 3 VFO´s ativos. O SDR Console permite até 24 recetores simultâneos

A nova versão do SDR Console oferece, ainda, um “Data Analyzer” que permite a análise detalhada e interativa de porções de espectro RF previamente gravadas.

Para os interessados pelas comunicações “utility”, esta ferramenta é quase que indispensável para a captura de informação e descoberta de novos sinais, modos e utilizadores do espectro RF. Contudo, esta funcionalidade vem a um preço, dado que consome grandes quantidades de espaço de armazenamento.

Data Analyzer
Data Analyzer permite analisar porções do espectro RF previamente gravadas

Apesar das melhorias no rendimento, o programa requer alguma atenção quanto ao tipo de computador e sistema operativo a usar. Simon Brown recomenda, no mínimo,o Windows 7 ou 10, cpu Intel I3 ou acima, 8gb de RAM, disco SSD e um monitor com um mínimo de 1920×1024 de resolução.

O SDR Console V3 Beta pode ser descarregado, gratuitamente, no site oficial do projeto, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.