Alteração na produção de chip vital dita fim dos Airspy R2 e Mini

im141027001_10_1
Airspy R2

A empresa Rafael Micro anunciou, recentemente, que vai alterar o esquema de produção dos chips de sintonia (vulgo tuners) R820T, uma das peças integrais de muitos dos modelos de RTLSDR no mercado.

De acordo com a informação a circular, o fabricante afirma que, por ora, a peça continuará disponível para compras em grandes volumes.

Para os fabricantes como a Nooelec e as várias marcas brancas comercializadas na Internet, isto não será, em principio, um problema, desde que mantenham um elevado volume de compras.

Contudo, para as empresas que apostaram na qualidade em detrimento da quantidade, a decisão do fabricante poderá ser, a curto prazo, fatal.

De facto, o fabricante da linha Airspy anunciou, no início desta semana, o fim dos seus produtos Airspy R2 e Airspy Mini, citando dificuldades e custos acrescidos em adaptar o desenho a novos componentes. Dado que usa um sintonizador diferente, o modelo Airpsy HF+ continurá disponível.

ClV8if4WkAAaS0-
Airspy Mini

Contudo, nem tudo está perdido. Tanto Rafael Micro como outras empresas do ramo oferecem alternativas, mais modernas (o R820T já tem oito anos), mas incompatível em termos de pinos.

E nos fóruns da Airspy já se debate as especificações de um futuro modelo de baixo custo baseado na filosofia Open Source.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.